Sábado, 25 de fevereiro de 2012, os habitantes da Mariápolis Ginetta, além das muitas outras pessoas de Vargem Grande Paulista e de Salto, deram o último adeus a José Celso Becca, "Becca"
por Adriana Mendes
Mas quem foi José Celso Becca, a pessoa, o empresário, o pai de família, o esposo, o filho, o irmão, o amigo que hoje sentimos o dever de recordar?!
"Esse cara é um louco como eu. Se ele vender com seu sorriso... estamos feitos. É um cara legal, inteligente, honesto, corajoso. Está certo que ele mora a cem quilômetros ao norte do Polo [Spartaco], tem um trabalho, uma mulher, cinco filhos, e não diz não... Por que é ‘a Economia de Comunhão."
É o que anotou em seu diário François Neveux, recordando seu encontro com Becca em 1994, quando o convidou a aderir a um projeto empresarial arrojado no Polo Spartaco, que depois veio a se tornar na "Rotogine". Convite ao qual Becca respondeu afirmativamente com generosidade. Ao lado de François e muitos outros, Becca foi um dos pioneiros da EdC.
Nasceu em Salto-SP no dia 1º. de fevereiro de 1958. Conheceu a espiritualidade do Movimento dos Focolares em 1981 e casou-se no ano seguinte com Maria Aparecida, com a qual teve os seus cinco filhos. Engenheiro mecânico e mesmo se já estava aposentado continuava a trabalhar. De fato, o trabalho para Becca não era só um meio para manter e sustentar a família, mas também uma forma de contribuir ao desenvolvimento da sociedade na qual vivia e por isso, o fazia com extremo senso de profissionalismo ético e eficiência, dominando com perfeição os aspectos de sua atuação profissional. As inúmeras mensagens que chegaram a sua família na ocasião do seu falecimento, falam do seu “amor simples e generoso”, "concreto e atento".
Trazemos aqui, algumas dessas mensagens: “Via-se nele a força de lutar por seus ideais, o comprometimento com a família e com o próximo; a responsabilidade e a honestidade. Nunca ouvi o Becca criticando ou julgando alguém ou uma situação”. Corrado Martino, na época, era corresponsável por esta Mariápolis junto com Ginetta Calliari, lembra: “Permanece em mim seu testemunho de uma fé inabalável no amor de Deus, na certeza de sua providência, mesmo quando a razão humana se rendia à evidência. Foi assim quando iniciou a Rotogine [a empresa que ele fundou com François Neveux], que deu novo impulso ao Pólo Empresarial Spartaco e à concretização dessa grande inspiração de Chiara". (na foto, Becca é o quarto da esquerda para a direita). Em 1995 Becca escrevia a Chiara: “Desde que você criou a EdC procurei não perder nenhuma oportunidade de conhecer profundamente o seu projeto. Fiquei convencido de que nasceria algo de grande, capaz de transformar o mundo. (…) Vivo pela Economia de Comunhão no Brasil e no mundo. Posso lhe dizer que hoje eu me chamo ‘Economia de Comunhão”.
Becca não somente soube dar vida à Economia de Comunhão; soube também perdê-la, oferecendo-a como um dom, para que outros dessem sequência. Num momento em que foi preciso uma mudança societária da Rotogine, ele teve de deixar a empresa. E fez isso com humildade, sem transparecer um lamento sequer – como contou Armando Tortelli, presidente da Associação Nacional da Economia de Comunhão. Becca estava convencido de que essa era a vontade de Deus, e era isso o que lhe importava.
Na época de seu total comprometimento com a EdC, ele escreveu a Chiara Lubich, pedindo-lhe uma frase das Escrituras que lhe fosse como uma linha para a sua vida. Ela respondeu escolhendo uma frase tirada da segunda carta aos Coríntios: “Quem semeia com abundância, também colhe com abundância" (2Cor 9,6). De todos os testemunhos que estamos recolhendo nestes dias, tudo confirma que Becca foi essa Palavra viva!
Eustáquio Rosa, que viveu com ele por alguns anos, diz: “(...) Agradeço a Deus por ter vivido com o Becca: um irmão que estava sempre atento aos pequenos e aos grandes gestos de amor concreto. Pensando em tudo o que ele fez para as pessoas que receberam ajuda da Economia de Comunhão, creio que Nossa Senhora o acolheu com grande amor e o conduziu ao lado de Chiara e de todos aqueles que, como o Becca, souberam iluminar a própria vida com o carisma da unidade.”
A doença de Becca, sua rápida evolução e sua partida, surpreendeu a todos: leucemia aguda, com suas consequências desconcertantes. De uma simples dor de garganta e um gânglio inflamado, a UTI, a transferência para um centro especializado, e a notícia de sua partida. Tudo em apenas uma semana! Com certeza, muito falaremos e descobriremos sobre esta figura maravilhosa que foi o Becca, ainda é difícil recolher todo bem que ele semeou, viveu e construiu.